sexta-feira, 9 de abril de 2010

nerVoso!!! calma, a gente explica...





A gaita é um instrumento de difícil amplificação, experiências mal sucedidas com todo tipo de equipamento são corriqueiras no histórico dos gaitistas. Um dos grandes desafios é o controle de feedbacks (microfonias), que muitas vezes faz o gaitista pautar seu timbre em um ponto limite, ate onde sua combinação de equipamentos não sofre com a microfonia. Esta imposição posta pela carência de produtos destinados a gaitistas prejudica a exploração do potencial desses equipamentos, que muitas vezes realmente não "casam" bem. Este é um fato freqüente na busca de um bom timbre em equipamentos transistorizados convencionais, plugados a microfones de gaita.

Um dos fatores que contribui para o problema é a quantidade de variáveis envolvidas em um set de amplificação, só para citar os mais importantes: amplificador, microfone, cabo, gaita e gaitista! Não há uma fórmula ideal ou um conjunto de equipamentos que conseguirá satisfazer a todos os músicos. Existem sim, receitas, manhas e referências. Por tudo isso, se diz ser de tamanha importância começar desde cedo a experienciar a amplificação, pois sim, é muito diferente da prática acústica, seja em qual for o instrumento. Tenha em mente que cada músico irá utilizar seus equipamentos prediletos, visando diferentes usos e no fim das contas o que manda é o bom manejo destas variáveis e a habilidade em transpor, ou melhor, realizar uma bem sucedida "simbiose" com seus aparatos até que consiga realizar suas expectativas sonoras.

A experiência musical e técnica dos criadores do nerVoso colocaram seu foco em desenvolver um mini amp que pudesse driblar a problemática da alteridade dos equipamentos dos seus consumidores. Não há como saber o que será ligado ao mini amp, então a proposta se manteve a visualizar um produto que amplificasse com qualidade diversos tipos de situações musicais em que um portátil fosse necessário. Foram feitos incessantes testes, no início, principalmente com o "calcanhar de Aquiles" da amplificação, as harmônicas e seus diversos - e põe diverso nisso - microfones. 



Desde que a gaita começou a ser amplificada, a tecnologia dos microfones mudou e continua a mudar. Muitos músicos ainda buscam o bom e velho timbre baseado nos equipamentos da época de Little Walter. Do outro lado, músicos mais vanguardistas estão sempre à caça de novas formas de amplificação para obter novos timbres e fusões cronológicas. Neste vasto cenário, os microfones variam de acordo com as referências musicais que vão desde os anos 1950 e anteriores, até os dias de hoje. Existem modelos vintage reeditados destes anos dourados, alguns raros "NOS" (new old stock), outros antigos recuperados, customizados, fabricados em série, hand mades, entre outros... Os elementos da captação, a alma do microfone, também variam principalmente entre os de Cerâmica, Cristal, CM e os modernos Dinâmicos.

Para que um portátil sirva a um propósito que não apenas o de amplificar, mas também, falar do timbre do instrumentista que o toca, sem importar qual instrumento, foi preciso que o equipamento se comportasse com boa maleabilidade de ajustes. No circuito nerVoso - que abrange médias e altas impedâncias, com regulagem de volume e ganho com grandes discrepâncias timbrísticas - foi incrementada a regulagem anti feedback, que lhe conferiu mais poder neste sentido. Os incessantes testes com as diversas tecnologias, resultaram em escolhas por protótipos com os melhores desempenhos no quesito timbre, potência e adaptação a diversidade. Não espantosamente, por conta de todos recursos externos e internos, em diversos instrumentos, sob a escuta de músicos profissionais, nasceu o modelo final do nerVoso, que consegue agradar a imensa maioria dos profissionais que lhes plugam!

Sua estrutura de madeira envolve um falante de 6" - grande para um portátil - o que garante a presença de graves e um maior potencial de equalização. Já que seus controles de volume, ganho e anti feedback pronunciam altos contrastes. É possível ajustar seu nerVoso, para que tenha mais volume com menos distorção, ou então ao contrário, potencializar sua distorção. Por isso pode-se manter o volume mais alto para quem não deseja muito ganho e assim ter maior projeção com som limpo; tanto quanto, é possível aumentar os contrastes de ganho e ficar com o timbre ainda mais nerVoso! Inúmeras combinações são possíveis nos controles deste mini amp, com uma fina acuidade de ajuste de timbres não esperada de um portátil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário