quarta-feira, 7 de abril de 2010

De 1950 a 2010...

O desejo de tornar acessível o que o bom e velho Little Walter começou, foi o maior impulso para o desenvolvimento deste mini amp. Walter é muitas vezes citado como o "Jimmi Hendrix da gaita", por ter dado nova cara a seu instrumento, assim como fez o mestre da guitarra. Ambos músicos geniais  criaram novas estéticas para velhos sons, modernizaram suas vizinhanças e influenciam há gerações.






Conta-se que a primeira vez que a gaita foi amplificada aconteceu pelas mãos de Marion Walter Jacobs [1930(?) - 1968], o Little Walter, que foi retratado no filme de hollywood "Cadillac Records" (2009). Homem que de um insight simplório, junto com um grande empenho e musicalidade transbordante, desenvolveu algo inédito que mudou definitivamente o curso timbrístico do instrumento e do cenário musical ao qual pertencia. 

Amplificar uma gaita, não se trata apenas de usar um microfone junto ao instrumento e ponto. Walter descobriu que quando o microfone era acoplado as mãos de forma bem vedada e plugado a um amplificador, como os guitarristas já faziam, a gaita soava mais robusta, imponente e cheia de possibilidades, que foram traduzidas em uma nova linguagem, uma "nova gaita blues". Que lhe agradava tanto por de certa forma, soar com a robustes dos saxofonistas que ouviu exaustivamente na infância em jukeboxes dos arredores da Louisiana EUA, seu estado natal. Era muito diferente do som acústico das gaitas usadas por cantores que revezavam o microfone vocal ligado a aparelhagem de som da casa. 


O segredo daquele novo som estava apoiado na forma de tocar a la Little Walter, somado ao set que o mestre sugeriu, microfone na mão plugado a um amplificador que na época era valvulado. Seu sotaque está presente em uma vastidão de gaitistas que perpetuaram, desenvolveram e modificaram a amplificação da gaita. 


Walter deixou uma preciosa herança que se desenvolveu, tomou novas formas e ainda assim continua seduzindo quando é feito exatamente como o mestre nos ensinou. No entanto, quando foi lançada a idéia estes amplificadores eram valvulados, portanto, as gravações deste e de tantos outros ídolos da época e posteriores tiveram seu timbre registrado usando o clássico set do gaitista de blues dos anos 1950: microfone bullet (com forma de bala bélica) ou convencional, na mão do músico e plugado a um amplificador valvulado. Infelizmente muitos gaitistas não chegam a conhecer as maravilhas da gaita amplificada, pois o valor dos equipamentos reeditados dos velhos tempos pode chegar aos quatro dígitos facilmente.

Na visão dos criadores do nerVoso, a solução para a popularização e expansão da cultura da gaita amplificada está no pequeno equipamento, um bem humorado mini amp que pode simular som de valvulados. Seu circuito original visa grandes variações de timbre, testados em variados instrumentos musicais além das harmônicas, por diversos músicos profissionais, que consideraram a meta bem sucedida, pois de modo geral, os músicos que experimentaram o nerVoso conseguiram chegar a um resultado que lhes satisfizesse, pois o circuito foi projetado para grandes contrastes de timbre. 


Design e som caminharam juntos no seu desenvolvimento: suas bordas arredondadas, abertura circular para o falante, a pintura em preto fosco e o LED interno que brilha como uma válvula, dizem do bom desempenho do equipamento ao soar vintage, mais cru e grave com uma distorção agradavelmente aveludada. Enquanto seus ousados botões falam da sua capacidade de alcançar timbres mais modernos, com distorções agressivas. Suas dimensões lhe conferem portabilidade sem que seja preciso usar um micro falante, o que poderia deixar o som a desejar. O circuito original ligado ao falante de 6" polegadas, na caixa de madeira, permite que o nerVoso satisfaça a vital necessidade de freqüências mais graves. 

O nerVoso pode ser útil em diversas situações musicais. Como tem saída, pode ser usado como pré-amplificador ou como acessório para performances fora do palco, gravações, para professores e estudantes... Se não quiser incomodar os vizinhos, pois o "cara" fala alto, pode usá-lo com seu fone de ouvido! Como é super portátil, cabe em uma mochila pequena ou pode ser posto a tiracolo com uma correia convencional. Você pode levar para viagens, eventos, luais na praia??? Sim!!! Ele funciona a bateria 9V também!!!


Logo a gente conta mais sobre o nerVoso...




...

Nenhum comentário:

Postar um comentário