O gaitista Luiz Rocha de Salvador BA, é o mais novo endorser nerVoso amp!! O consagrado divulgador da harmonica e do blues na Bahia, tem cultivado desde os últimos anos as primeiras sementes para a propagação da cultura das harmônicas em seu estado. Além de seu trabalho como músico, nas suas atuações nas noites soteropolitanas e no registro de suas composições apresentado em seu CD "Pise Fundo", Luiz Rocha ensina gaita e promove eventos educativos. Conheça mais sobre o novo parceiro nerVoso:
Autodidata, iniciou-se na música tocando violão no final dos anos 90 e ao lançar olhar sobre o gaitista Flávio Guimarães decidiu experimentar a sonoridade da Harmônica. Durante algum tempo, acompanhou o artista Paulo Raio no country e sertanejo e assumiu-se definitivamente como um “gaitista” em 2003, formando com o guitarrista norte americano Lon Bové, a sua primeira banda de Blues Delta Blue. Após contato com o gaitista carioca Jefferson Gonçalves - sua primeira grande influência - teve acesso a nomes como Peter Madcat Ruth e Sonny Terry. Estes foram essenciais na formação de seu estilo de “gaita percussiva”, modalidade na qual se tornou uma das grandes referências no país. Depois de ter estudado outros gaitistas como J.J Milteau, Andy Just e Mark Ford, hoje possui seu próprio estilo de tocar Harmônica.
Iniciou carreira como gaitista solo em Salvador no ano de 2006, chamando atenção da Bends Harmônicas (mais nova e moderna fábrica de gaitas do mundo). Foi convidado a entrar para o time de endorsees da marca e representar a Bahia em eventos como a Expo Music em São Paulo, onde se apresentou por três anos consecutivos (2007. 2008 e 2009). Atualmente, o gaitista também é endorsee da Nervoso (marca de mini-amplificadores para gaita). Lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Pise Fundo”, do qual uma das 13 faixas foi indicada entre as cinco finalistas na categoria “Show do Ano” pelo Júri do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, considerado o “Grammy” do rock baiano. Sua versatilidade pode ser conferida em trabalhos de grandes artistas com expressão local, como o DVD “Pode Entrar” de Ivete Sangalo (gaita na trilha de inicialização do mesmo) e participações em discos da banda de Reggae Adão Negro.
Luiz Rocha coordena o projeto Papo de Gaita que visa fomentar a cultura da Harmônica, formando redes de comunicação entre os admiradores do instrumento, residentes na capital baiana e região metropolitana. O projeto, que concorre ao Prêmio Nacional de Cultura Viva 2010, influenciou no nascimento do grupo H3O Harmônica Trio. Neste trabalho, Luiz juntou-se aos seus amigos de sopro Diego Orrico e Breno Pádua, atuantes na cena bluseira local, com a proposta de realizar um show com banda (baixo, bateria, guitarra, teclado e 3 gaitas), contendo arranjos para três harmônicas tocadas, simultaneamente, em vozes distintas, baseando-se no naipe de metais das Big Bands.