quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROMOCAO: ganhe um nerVoso!!!



O que voce faria com um nerVoso?

Faça um vídeo bem legal com ate 1 min dizendo o que você faria com um MINI AMP nerVoso, toque um pouco do seu instrumento, mande a URL do youtube para nervosoamp@gmail.com e torça para ganhar o seu nerVoso!!

PROMOÇÃO válida para toda América do Sul!! 

terça-feira, 27 de abril de 2010

nerVoso esteve no aniversario de um ano da loja Harmonica Master



"Nós quatro: Rodrigo Eisinger, Gil Caldas, nerVoso e eu, pegamos a estrada até a Baixada Santista para participar do evento de aniversário da primeira loja de gaitas do Brasil. O caminho foi tranquilo a não ser por uma mancada da Lourdes, GPS do Gil que ainda não conhece o Rodo Anel e nos colocou numa enorme presepada que tive que ser um pouco ninja e sortudo para não dar meleca! hahaha Fora isso, de Campinas a Santos, nossa criatura pôs o pé na estrada pela primeira vez. Nada mais justo que isso fosse logo, pois ele foi feito para isso também: uma toalha, lençol, peça de roupa, escova de dentes, gaitas (C,D,G, A, Bb, cromática),um nerVoso e esta feito!

O evento foi ótimo! Os encontros excelentes, papos incríveis, pre, durante e pos envento. A jam session realmente aconteceu, muita gente tocou e tudo muito variado. Teve: gaita gospel, música brasileira, folclórica e muito blues. É sempre bom participar quando possível de eventos de gaita e aproveitar as oportunidades, porque não são tão comuns e para quem quer aprender, essa é uma grande fonte.


Um objetivo importante da nossa pequena jornada, foi realmente colocar o nerVoso na estrada, ver como ele se comporta em uma situação inesperada. O mini amp simplesmente chegou à bateria e foi plugado nos microfones disponíveis no local, sem microfonação do falante, em uma praça de um pequeno shopping center. (na foto a esq Eisinger, Gil e Thiago Cerveira)



No primeiro momento ele enfrentou uma adversidade nas mãos de Rodrigo Eisinger que usou um microfone de voz com captação muito pequena, então, ajustei o amp para que tivesse melhor desempenho de volume para que gaitista pudesse tocar seus choros, com timbre mais limpo. O resultado foi satisfatório, pois sua gaita foi escutada com timbre acústico em um espaço razoavelmente ruidoso e grande, acompanhado por guitarra elétrica.


Já quando usei o GG-01, o resultado foi ótimo, alguns gaitistas curiosos, durante meu solo hehe, resolveram plugar meu microfone em um valvulado para comparar, o que foi ótimo, pois o resultado foi sensacional. Já que o valvulado naquela situação deveria tocar baixo, soava com timbre de certa forma, frouxo, enquanto que o pequeno soube se expressar naquela situação em que a qualidade do som primava pelo volume." (foto a esq: eu)

 (acima: Rodrigo Morenno, eu e nerVoso a tira Colo)

Fernando Xavier




segunda-feira, 26 de abril de 2010

Venda do MINI AMP nerVoso



O mimi amp terá sua inauguração de vendas na loja virtual e física Harmonica Master, situada em Santos SP, velha conhecida dos musicos na internet. Nesta parceria, as vendas iniciais terão super descontos. Caso não haja pronta entrega, devido a grande procura no pré-lançamento, o nerVoso poderá ser encomendado.


Preço super promocional de inauguração: de R$360,00 por R$299,00

Conheçam a loja:   http://loja.tray.com.br/loja/produto-111410-1456-mini_amplificador_nervoso__gaita_e_guitarra






domingo, 25 de abril de 2010

nerVoso e blueseira no...

palco do Delta, Banda Marcel Ziul et MZ Trio, convidado na gaita diatonica: Ricardo Mariano com nerVoso microfonado!!


sábado, 24 de abril de 2010

mini amp nerVoso ao vivo

Ricardo Mariano em sua participação com Marcel Ziul no palco do Delta Blues Bar em Campinas. Ricardo usa gaita cromatica, mic bullet plugado no nerVoso microfonado:

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Videos, as primeiras amostras do mini amp nerVoso...

Preparamos algumas amostras de som do mini amp nerVoso, tentamos assim mostrar uma gama diferente de cápsulas de microfones para gaitas e também plugado a um violão de sete cordas. Esperamos que seja possível fazer uma idéia do volume e da maleabilidade de timbre com instrumentos tão distintos, com amplitudes e timbres muito diferentes. 

O controle ANTIFEEDBACK somado aos grandes contrastes obtidos com VOLUME e GANHO, fazem do mini amp nacional uma ferramenta com ótima performance em diversos instrumentos:


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem já usou o mini amp nerVoso

O mini amp já é comercializado em Campinas. Desta forma, além dos testes pré lançamento, o nerVoso já colocou o pé na estrada: tem tido a oportunidade de ser plugado por diversos músicos em diferentes situações. Esta resposta tem sido importantíssima para que saibamos falar melhor da criatura, para conhecê-la na diversidade musical. Um bom exemplo disso foi sua estréia nos palcos do Delta Blues Bar. O show foi no dia 17 de Abril com a banda Marcel Ziul et MZ Trio e o gaitista Ricardo Mariano como convidado. Um dia após a aquisição, confiante, o músico fez sua participação musical de despedida para o Canadá onde continuará seus estudos musicais. Nesta apresentação, Ricardo tocou diatônica e cromática e por escolha do músico, usou o nerVoso microfonado!

Mariano nos mandou fotos, uma bela mensagem... e disse que ia mandar um video... ;)




"cara foi uma experiência simplesmente extraordinária!


será uma revolução em equips para gaita
Os knobs torneados são um show, encanta e intriga todo mundo
o timbre perfeito é o simbolo do Nervoso mesmo rsrsrs
isso vai rodar o mundo tb
Parabéns!!!

Vcs fizeram e farão história!!!!"

OBRIGADO!!


Ricardo Mariano já foi integrante da banda Blue Waters e Troupe da Gaita. Foi aluno direto de Ronald Silva. Toca diatônica com bastante responsabilidade, com domínio em diversas linguagens e abordagens do instrumento. Conheçam o trabalho deste músico: 


 www.myspace.com/ricardomarianoharmonica

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Este é o nerVoso!!

Este é o mini amplificador nerVoso, manufaturado com design e circuitos originais em Campinas, SP. Foi projetado para ser plugado a instrumentos e microfones com saídas de alta e média impedâncias. É portátil, funciona a bateria ou fonte 9V. Tem encaixe para correia convencional. Como tem saída P10, pode ser usado como pré amplificador. Foi construído em MDF, com propriedades acústicas reconhecidas. Suas características mais marcantes estão na sua maleabilidade de timbres e sua boa capacidade de se adaptar, alcançar o desejo timbrístico do músico através de seus três controles com grandes contrastes: VOLUME, GANHO e ANTI FEEDBACK.




Potência de saída ...............500 mW / 1W
Frequência........................100–10 kHz
Dimensões (A×L×C) …………......210x160x110mm
Peso...............................1,250kg
Entrada ...........................bateria 9V / fonte 9VDC




Fique a vontade para navegar no blog e saber muito mais sobre o nerVoso!!





terça-feira, 13 de abril de 2010

"Música elétrica de rua"













Música elétrica de rua, não há melhor exemplo para isso do que a famosa Maxwell Street dos anos em que se seguiram à II Grande Guerra (vídeo acima). Na época a região era ocupada predominantemente por afro-americanos que costumavam ligar amplificadores às redes elétricas com "gatos" nas casas vizinhas, enquanto solistas e cantores movimentavam as calçadas à sua deliciosa maneira bluesEstas apresentações não foram tão somente "bicos" para músicos que viviam das "cain coins" (canecas de gorjetas). Esta foi, sobretudo - imaginamos (assista ao vídeo!) - uma das melhores fases de um movimento que reuniu a maioria dos blueseiros, estúdios e produtores, que logo após deram inicio ao movimento do Blues Elétrico de Chicago, que mudou o estilo para sempre. As casas noturnas receberam aquela música que balançava a alma e as lançaram para outros ouvidos. Levaram os trovadores do blues, antes colhedores de algodão, primeiro a Europa via Rock ´n Roll e logo após para o resto do mundo. 




A música de rua bem feita é a trilha musical do cotidiano, dos encontros inesperados: é o surpreendente urbano! Mostramos aqui dois exemplos contemporâneos de trabalhos de rua feitos com muita paixão: acima "Satan and Adam", dois músicos que fizeram enorme sucesso nas ruas do Harlem em Nova Iorque, EUA. Abaixo a gaita de "Michael Arce" que perpetua a tradição ao modo Brasileiro e a propaga com seu: http://gaitanarua.blogspot.com/ , esta cultura com boas idéias, seu belo e generoso som pelo Rio de Janeiro.












Quase lá... nerVoso... música onde você estiver, com o timbre que você escolher!!




  

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Música elétrica acessível!!

Tornar a música elétrica portátil viável e acessível, só foi possível porque boas idéias e boa vontade andaram juntas. Quando o maior capital possível foi a criatividade e a paixão, foram precisos três anos de: pesquisa,reaprendizagem,desenhos, protótipos testes e muitas frustrações. Um bem comum manteve a idéia sustentada e modestamente o sonho se fez em novo objeto para o músico - que além do volume, pequeno ou grande, depende do ponto de vista - alinhados os devaneios e as realidades pessoais de seus empreendedores, para benefíciar a todos que se colocarem em seu alcance, principalmente sonoro!!!




Seu timbre, sua galera, sua música, seu instrumento... 




domingo, 11 de abril de 2010

Muitas possibilidades em um objeto tão pequeno...














Podemos começar com a pré amplificação. SAÍDA do mini amp permite que ele seja usado como pré amplificador, portanto você pode somar o timbre nerVoso a outros equipamentos. É possível plugar seu instrumento ou microfone diretamente na ENTRADA e então plugar um cabo na SAÍDA do nerVoso até um amplificador maior, ou para a mesa de som.


No entanto, seu portátil não vai querer ficar estático, imóvel para sempre. Seu design sedutor, pendurado a tira colo ou apoiado em um banco: perambular e descer do palco, tocar nas calçadas e praças... performances não parecem más idéias. O mini amp funciona com baterias 9V com boa durabilidade. Baterias recarregáveis e seus recarregadores são econômicos e fáceis de encontrar. Se for o caso, o nerVoso também pode ser usado com uma fonte na tomada.




Professores podem ter em sua sala ou levar consigo um ou dois desses amps. Uma boa dica provada nos cursos de Fernando Xavier, que atesta a utilidade e o aumento do envolvimento do aluno quando se depara com o som amplificado. Além disso, abre as portas para sua entrada neste universo com o produto tão acessível.




Com um mini amp na bolsa e um instrumento, inúmeras possibilidades se abrem. Como por exemplo, o estudo em grupo sem precisar de grandes mobilizações de equipamentos pesados e com tanta amplitude de som. Com este portátil é fácil reunir os amigos para um ensaio, estudos coletivos e muito mais em qualquer lugar. Rodinhas musicais podem ficar mais interessantes, pois seu som virá com o timbre que você quiser extrair do seu nerVoso. Mais projeção, mais qualidade, mais amigos vão te escutar... mais diversão!!

Estudar instrumentos amplificados é sempre um problema, pois todo estudante bem encaminhado conhece a importância em se escutar plugado. Também, o profissional quer sempre maturar sua "identidade elétrica", sua organicidade com os elétrons traduzidos em sons. O mini amp nerVoso plugado a um fone de ouvido envia o sinal somente ao fone. Geralmente os fones tem plug P2, então é preciso usar um adaptador P2/P10 mono, facilmente encontrado. Você escutará o timbre que você escolhe que será levado só aos seus ouvidos. Esta é uma ótima solução para o conflito músicos X vizinhos!! 

sábado, 10 de abril de 2010

Como funciona a regulagem?









As figuras a seguir são meramente ilustrativas do design e conceito originais desenvolvido por Fernando Xavier e seus parceiro em Campinas SP. Fotos e sons do projeto que já está em andamento há três anos, serão postados em breve. Enquanto isso, já é possível entender como este mini amp é simples de regular.


Visto "cara a cara" você verá dois botões e uma enorme "boca", o falante de 6". A "sobrancelha" esquerda é o botão de VOLUME e à direita está o GANHO. Quando o nerVoso esta desligado, ele tem este jeitão:













Não é preciso falar muito sobre o VOLUME, este botão gira no sentido horário e aumenta o volume com som bastante limpo, próximo ao do instrumento acústico:
















 
Quanto ao GANHO, gira no sentido anti horário. Ele satura o volume e começa a deixar o som mais rústico até certo ponto, mais rasgado ou bem distorcido, depende do grau e de como esta o VOLUME, depende do gosto do músico:











Quando VOLUME e GANHO estão no máximo, o mini amp fala com seu timbre mais apimentado, rouco, distorcido: 

Outro controle disponível, pode alterar bastante estas relações, é o ANTI FEEDBACK. O termo feedback é traduzido para o português na linguagem musical como: microfonia; aquele som, freqüentemente agudo, que ecoa inesperadamente dos amplificadores. Acontece com qualquer som, depende do casamento de equipamentos usados, suas regulagens e as disposições espaciais da fonte de captação em relação à fonte de saída.

O controle ANTI FEEDBACK integrado ao nerVoso lhe permite otimizar a relação do volume/timbre, com a possibilidade de evitar as indesejadas sobras de freqüências, as microfonias. O que significa que ele tem muitas possibilidades de timbre e pode ter boa performance em diversos instrumentos!!

Vem ai... nerVoso



sexta-feira, 9 de abril de 2010

nerVoso!!! calma, a gente explica...





A gaita é um instrumento de difícil amplificação, experiências mal sucedidas com todo tipo de equipamento são corriqueiras no histórico dos gaitistas. Um dos grandes desafios é o controle de feedbacks (microfonias), que muitas vezes faz o gaitista pautar seu timbre em um ponto limite, ate onde sua combinação de equipamentos não sofre com a microfonia. Esta imposição posta pela carência de produtos destinados a gaitistas prejudica a exploração do potencial desses equipamentos, que muitas vezes realmente não "casam" bem. Este é um fato freqüente na busca de um bom timbre em equipamentos transistorizados convencionais, plugados a microfones de gaita.

Um dos fatores que contribui para o problema é a quantidade de variáveis envolvidas em um set de amplificação, só para citar os mais importantes: amplificador, microfone, cabo, gaita e gaitista! Não há uma fórmula ideal ou um conjunto de equipamentos que conseguirá satisfazer a todos os músicos. Existem sim, receitas, manhas e referências. Por tudo isso, se diz ser de tamanha importância começar desde cedo a experienciar a amplificação, pois sim, é muito diferente da prática acústica, seja em qual for o instrumento. Tenha em mente que cada músico irá utilizar seus equipamentos prediletos, visando diferentes usos e no fim das contas o que manda é o bom manejo destas variáveis e a habilidade em transpor, ou melhor, realizar uma bem sucedida "simbiose" com seus aparatos até que consiga realizar suas expectativas sonoras.

A experiência musical e técnica dos criadores do nerVoso colocaram seu foco em desenvolver um mini amp que pudesse driblar a problemática da alteridade dos equipamentos dos seus consumidores. Não há como saber o que será ligado ao mini amp, então a proposta se manteve a visualizar um produto que amplificasse com qualidade diversos tipos de situações musicais em que um portátil fosse necessário. Foram feitos incessantes testes, no início, principalmente com o "calcanhar de Aquiles" da amplificação, as harmônicas e seus diversos - e põe diverso nisso - microfones. 



Desde que a gaita começou a ser amplificada, a tecnologia dos microfones mudou e continua a mudar. Muitos músicos ainda buscam o bom e velho timbre baseado nos equipamentos da época de Little Walter. Do outro lado, músicos mais vanguardistas estão sempre à caça de novas formas de amplificação para obter novos timbres e fusões cronológicas. Neste vasto cenário, os microfones variam de acordo com as referências musicais que vão desde os anos 1950 e anteriores, até os dias de hoje. Existem modelos vintage reeditados destes anos dourados, alguns raros "NOS" (new old stock), outros antigos recuperados, customizados, fabricados em série, hand mades, entre outros... Os elementos da captação, a alma do microfone, também variam principalmente entre os de Cerâmica, Cristal, CM e os modernos Dinâmicos.

Para que um portátil sirva a um propósito que não apenas o de amplificar, mas também, falar do timbre do instrumentista que o toca, sem importar qual instrumento, foi preciso que o equipamento se comportasse com boa maleabilidade de ajustes. No circuito nerVoso - que abrange médias e altas impedâncias, com regulagem de volume e ganho com grandes discrepâncias timbrísticas - foi incrementada a regulagem anti feedback, que lhe conferiu mais poder neste sentido. Os incessantes testes com as diversas tecnologias, resultaram em escolhas por protótipos com os melhores desempenhos no quesito timbre, potência e adaptação a diversidade. Não espantosamente, por conta de todos recursos externos e internos, em diversos instrumentos, sob a escuta de músicos profissionais, nasceu o modelo final do nerVoso, que consegue agradar a imensa maioria dos profissionais que lhes plugam!

Sua estrutura de madeira envolve um falante de 6" - grande para um portátil - o que garante a presença de graves e um maior potencial de equalização. Já que seus controles de volume, ganho e anti feedback pronunciam altos contrastes. É possível ajustar seu nerVoso, para que tenha mais volume com menos distorção, ou então ao contrário, potencializar sua distorção. Por isso pode-se manter o volume mais alto para quem não deseja muito ganho e assim ter maior projeção com som limpo; tanto quanto, é possível aumentar os contrastes de ganho e ficar com o timbre ainda mais nerVoso! Inúmeras combinações são possíveis nos controles deste mini amp, com uma fina acuidade de ajuste de timbres não esperada de um portátil!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

De 1950 a 2010...

O desejo de tornar acessível o que o bom e velho Little Walter começou, foi o maior impulso para o desenvolvimento deste mini amp. Walter é muitas vezes citado como o "Jimmi Hendrix da gaita", por ter dado nova cara a seu instrumento, assim como fez o mestre da guitarra. Ambos músicos geniais  criaram novas estéticas para velhos sons, modernizaram suas vizinhanças e influenciam há gerações.






Conta-se que a primeira vez que a gaita foi amplificada aconteceu pelas mãos de Marion Walter Jacobs [1930(?) - 1968], o Little Walter, que foi retratado no filme de hollywood "Cadillac Records" (2009). Homem que de um insight simplório, junto com um grande empenho e musicalidade transbordante, desenvolveu algo inédito que mudou definitivamente o curso timbrístico do instrumento e do cenário musical ao qual pertencia. 

Amplificar uma gaita, não se trata apenas de usar um microfone junto ao instrumento e ponto. Walter descobriu que quando o microfone era acoplado as mãos de forma bem vedada e plugado a um amplificador, como os guitarristas já faziam, a gaita soava mais robusta, imponente e cheia de possibilidades, que foram traduzidas em uma nova linguagem, uma "nova gaita blues". Que lhe agradava tanto por de certa forma, soar com a robustes dos saxofonistas que ouviu exaustivamente na infância em jukeboxes dos arredores da Louisiana EUA, seu estado natal. Era muito diferente do som acústico das gaitas usadas por cantores que revezavam o microfone vocal ligado a aparelhagem de som da casa. 


O segredo daquele novo som estava apoiado na forma de tocar a la Little Walter, somado ao set que o mestre sugeriu, microfone na mão plugado a um amplificador que na época era valvulado. Seu sotaque está presente em uma vastidão de gaitistas que perpetuaram, desenvolveram e modificaram a amplificação da gaita. 


Walter deixou uma preciosa herança que se desenvolveu, tomou novas formas e ainda assim continua seduzindo quando é feito exatamente como o mestre nos ensinou. No entanto, quando foi lançada a idéia estes amplificadores eram valvulados, portanto, as gravações deste e de tantos outros ídolos da época e posteriores tiveram seu timbre registrado usando o clássico set do gaitista de blues dos anos 1950: microfone bullet (com forma de bala bélica) ou convencional, na mão do músico e plugado a um amplificador valvulado. Infelizmente muitos gaitistas não chegam a conhecer as maravilhas da gaita amplificada, pois o valor dos equipamentos reeditados dos velhos tempos pode chegar aos quatro dígitos facilmente.

Na visão dos criadores do nerVoso, a solução para a popularização e expansão da cultura da gaita amplificada está no pequeno equipamento, um bem humorado mini amp que pode simular som de valvulados. Seu circuito original visa grandes variações de timbre, testados em variados instrumentos musicais além das harmônicas, por diversos músicos profissionais, que consideraram a meta bem sucedida, pois de modo geral, os músicos que experimentaram o nerVoso conseguiram chegar a um resultado que lhes satisfizesse, pois o circuito foi projetado para grandes contrastes de timbre. 


Design e som caminharam juntos no seu desenvolvimento: suas bordas arredondadas, abertura circular para o falante, a pintura em preto fosco e o LED interno que brilha como uma válvula, dizem do bom desempenho do equipamento ao soar vintage, mais cru e grave com uma distorção agradavelmente aveludada. Enquanto seus ousados botões falam da sua capacidade de alcançar timbres mais modernos, com distorções agressivas. Suas dimensões lhe conferem portabilidade sem que seja preciso usar um micro falante, o que poderia deixar o som a desejar. O circuito original ligado ao falante de 6" polegadas, na caixa de madeira, permite que o nerVoso satisfaça a vital necessidade de freqüências mais graves. 

O nerVoso pode ser útil em diversas situações musicais. Como tem saída, pode ser usado como pré-amplificador ou como acessório para performances fora do palco, gravações, para professores e estudantes... Se não quiser incomodar os vizinhos, pois o "cara" fala alto, pode usá-lo com seu fone de ouvido! Como é super portátil, cabe em uma mochila pequena ou pode ser posto a tiracolo com uma correia convencional. Você pode levar para viagens, eventos, luais na praia??? Sim!!! Ele funciona a bateria 9V também!!!


Logo a gente conta mais sobre o nerVoso...




...